História

A Arvitec iniciou sua trajetória no mercado europeu. Nasceu na Espanha
em 1987, se transferiu para Portugal
em 1992 e aportou no Brasil em 1999.

<
>

A ARVITEC atuou 12 anos no mercado audiovisual europeu. Em Madrid produziu comerciais e institucionais, um deles, o vídeo do Palácio de Exposições de Salamanca ganhou a medalha de ouro de Melhor Edição e Música no Festival de Vídeo de Nova Iorque (92).

Em busca de novos mercados, a Arvitec transferiu-se para Portugal com a abertura das televisões privadas daquele país. Produziu muitos comerciais e vídeos institucionais e teve o governo português como principal cliente, através do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicação e da EXPO'98 - a última exposição universal do século XX.

Durante quatro anos a Arvitec foi a produtora exclusiva da EXPO, produzindo dezenas de vídeos sobre o evento, divulgados em mais de 150 países. Além disso, fez todo o registro vídeográfico da construção do evento e da consequente modernização da cidade de Lisboa.

Também de 1994 a 1998 teve como cliente o Gabinete do Nó Ferroviário de Lisboa (CP), e produziu os vídeos de acompanhamento e divulgação da obra de construção das novas linhas de trens do país.

Produziu o vídeo vendido em bancas do batizado do Príncipe da Beira, sucessor dinástico dos reis de Portugal, um marco na história da Monarquia, por ser o primeiro batizado real a ser celebrado no país no espaço de 109 anos.

A Arvitec também atuou na área de marketing político com a produção, e pós-produção de vídeos e direção de campanha de Ferreira do Amaral, um dos candidatos à Prefeitura de Lisboa em 1997.

Neste mesmo ano, ao acompanhar a tendência mundial, a empresa lançou-se na área da Internet. E fez a criação e desenvolvimento de projeto de um portal de conteúdo para o maior grupo de comunicação de Portugal, Abril-Controljornal ( Jornal Expresso).

Estimulada pelo emergente mercado de internet brasileiro, a Arvitec chegou ao país para desenvolver sites próprios.

Um deles foi notícia na Bienal do Livro de São Paulo de 2000: Livroacesso - a primeira livraria e editora virtual do país, antes da era dos e-books, Kindles...

Outro site com conteúdo inédito lançado em 2000 se destacou: o 1001 Cartas de Amor - parceiro da extinta Zip Net e até hoje no Portal Terra é um caso de sucesso da internet brasileira com grande divulgação da mídia.

O conteúdo atrativo do site 1001 Cartas gerou um novo negócio na área mobile: Torpedos SMS. Em 2002, iniciamos uma parceria com a operadora de celular portuguesa TMN. No Brasil, nosso conteúdo está nas principais operadoras desde 2006 (Vivo, Claro, Tim, Oi, CTBC).

Durante os 11 anos de Brasil, os sócios da Arvitec não deixaram de atuar na área de vídeo e televisão individualmente (ver Equipe), mas a partir de 2009 a produtora retomou a produção audiovisual com novos clientes.


Agradecimentos especiais aos ex-sócios da Arvitec:
De Portugal - João Cunha, Fernando Cunha e Nuno Vasconcellos.
Da Espanha - Francisco Lopes.